Blog - Aula

Tudo o que você precisa saber sobre os basófilos

Os basófilos compartilham muitas características com os mastócitos, incluindo a expressão de FcεR1, secreção de citocinas Th2, coloração metacromática e liberação de histamina depois de sua ativação. Apesar disso, os basófilos possuem muitas características únicas. Uma delas é a rápida e potente expressão de IL-4 e IL-13. Acreditava-se que eles tinham funções similares as dos mastócitos, mas trabalhos recentes mostraram que eles têm funções distintas e também seu papel nas respostas alérgicas e na…

A ordem dos tubos na coleta sanguínea interfere nos exames da coagulação?

  Mesmo não considerando a coleta sanguínea um papel do biomédico, sei da importância de conhecermos todo o procedimento, para podermos supervisionar técnicos e estagiários na prática diária. Além disso, como já sabemos, a fase pré-analítica é responsável por mais de 70% dos erros laboratoriais. Ordem dos tubos Organizações como a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Clinical Laboratory Standards Institute (CLSI), criaram diretrizes e recomendações para assegurar uma…

Policitemia vera

  A Policitemia Vera (PV) é uma neoplasia onco-hematológica (mieloproliferativa, cromossomo phyladelphia negativo), caracterizada pelo aumento do número de hemácias (poliglobulia) na circulação sanguínea. No caso da PV, a origem da poliglobulia é primária, ou seja, as células precursoras da Medula Óssea (MO) estão alteradas e não funcionam corretamente. Existe ainda a poliglobulia secundária, relacionada a uma patologia não-hematológica, como por exemplo a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Epidemiologia A PV é de ocorrência rara, com…

Entendendo os anticoagulantes: EDTA

  Essa semana vamos falar sobre o EDTA, o anticoagulante mais utilizado na hematologia, desde os anos 50. Aliás, você sabe o que significa a sigla EDTA? Ácido etilenodiaminotetracético. Esse é o nome completo do nosso amigo. Como você percebe, é bem mais fácil chamá-lo pelo seu apelido, EDTA. O EDTA reage através de seus dois radicais ácidos com o cálcio plasmático, formando um quelato, tornando-se um sal insolúvel, ou seja, ele irá se ligar…

Corantes usados no esfregaço hematológico

  Os corantes para esfregaços sanguíneos são uma mistura de corantes de características neutras, dependentes do pH da solução corante, que em condições apropriadas coram os componentes nucleares e citoplasmáticos dos leucócitos, com predominância de tons vermelhos (quando ácidos) e azulados diversos (quando básicos). Primeiramente temos que entender as características do pH desses corantes: O azul de metileno é um corante básico que reage com componentes ácidos das células e tecidos, os quais incluem grupos fosfatos,…

Como identificar linfócitos atípicos

  O linfócito atípico é um leucócito não maligno que pode ser encontrado no sangue periférico em resposta a alguns estímulos antigênicos. Nos locais de inflamação ele atua como os linfócitos normais, desempenhando um papel na resposta imune. Ele apresenta variações nos detalhes morfológicos e nas características dos marcadores de superfície. Em algumas situações ele é facilmente identificado como sendo uma célula intermediária entre o linfócito e o plasmócito.  

Exibir mais postagens

Cursos reconhecidos

Receba novidades

Apoio