Blog - Diversas Áreas de Atuação do Gestor em Saúde

Diversas Áreas de Atuação do Gestor em Saúde

Entre as novas profissões que surgiram nos últimos tempos, está a do Gestor de Saúde, chamado também de Administrador Hospitalar, uma das profissões que mais crescem nos EUA e tem ganho muito destaque no Brasil devido à grande diversidade dos tipos de serviços de saúde existentes hoje. E é isso que tem potencializado as chances de crescimento nesta área. 

A forma mais popular de construir uma carreira dentro da Gestão em Saúde ainda é como administrador de algum tipo de serviço em empresa ou órgãos de saúde, assumindo as responsabilidades de supervisionar e gerenciar o funcionamento de postos de saúde, PSF, clínicas, hospitais, laboratórios de análises clínicas ou qualquer seguimento neste contexto. Porém, o Gestor tem outras obrigações que vão além. Um bom exemplo é a possibilidade de gerenciar e liderar equipes multidisciplinares tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais; trabalhar preventivamente para que os equipamentos estejam em pleno funcionamento; avaliar para que as instalações ofereçam um bom nível de qualidade e segurança no atendimento aos pacientes e, principalmente, trabalhar mecanismos que assegurem a saúde financeira da instituição.

Outro caminho da Gestão em Saúde envolve a linha de pesquisa. Nessa opção, o gestor pode trabalhar na supervisão de projetos de pesquisa implementados por uma universidade ou algum tipo de serviço de saúde do governo: vigilância epidemiológica, sanitária, vacinal, entre outras. Neste caso o superintendente ou gestor tem que lidar, da mesma forma que na iniciativa privada, com os mesmos recursos humanos e financeiros, gerando resultados nas políticas de atenção primária, secundária e terciária.

Para desenvolver as habilidades e competências necessárias para o cargo é necessário que o futuro Gestor faça uma Especialização em Gestão de Saúde. O curso de Gestão em Saúde da Asgard Cursos com duração de 9 meses e tem como objetivo geral oferecer conhecimentos teóricos, específicos e multidisciplinares, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde para Hospitais e áreas afins, visando à melhoria da qualidade e eficiência do atendimento da população. Para o coordenador do curso Ms. José Vitor, este é o momento de despertar o aluno para a realidade da SAÚDE PÚBLICA, para que ele possa contribuir formulando novas estratégias para a solução dos problemas relacionados à área além de possibilitar que passe a ver os seguimentos de saúde de uma forma mais empreendedora.

Mais áreas de atuação do Gestor em Saúde que o curso contempla:

  • Gestor em Serviços de Administração da Saúde Pública
  • Gestor em Serviços de Saúde Privado
  • Gestor/Diretor/Coordenador da Vigilância Epidemiológica
  • Gestor de Serviços de Vigilância em Saúde
  • Gestão de Recursos de Saúde
  • Gestor de Laboratórios de Análises Clínicas e Clínicas Medica
  • Gestão/ Coordenação Hospitalar
  • Gestão/ Coordenação e Direção de PSF, ESF, CAIS e Unidades de Saúde.
  • Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde Laboratoriais e Hospitalares.
  • Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde com Abrangência em Laboratórios, Clínicas e Hospitais.
  • Gestor / Consultor em Saúde
  • Gestão /Coordenação de Programas Sociais em Saúde
  • Gestor /Secretario (a) de Saúde Municipal / Estadual

 

Cursos reconhecidos

Receba novidades

Apoio