Blog

I Simpósio de Ciências Forense

Palestras

📌 Papiloscopia Forense (Dra. Raquel Vaz)

É a ciência que trata da identificação humana através das papilas dérmicas existentes na palma das mãos e na sola dos pés, mais conhecida pelo estudo das Impressões Digitais. O Papiloscopista é um especialista em coleta, identificação até o arquivamento do estudo. Todo o processo envolve as fases de planejamento, coordenação, supervisão, controle e execução de trabalhos periciais papiloscópicos inerentes à análise, levantamento, decodificação, codificação e pesquisa de todos os vestígios papilares.

📌 Ciências Forenses Relacionados a Crimes Ambientais (Gleise Amaral)

Os crimes ambientais são aqueles que causam agressões e danos ao meio ambiente, ao ordenamento urbano, saúde pública e ao patrimônio cultural, isso quando ultrapassam os limites já estabelecidos por lei, ou ainda, quando ignorem normas ambientais, ainda que não ocasione um dano efetivo. Podendo observar que as agressões que estão dentro de parâmetros legais não são consideradas e definidas como crimes.Perito ambiental é o profissional imbuído de averiguar e relatar informações relacionadas a crimes cometidos contra o meio ambiente. Sua missão é colher dados que esclareçam os fatos, validando informações que servirão como suporte para que o juiz aplique as devidas medidas punitivas.

📌 Locais de Crime (Olegário Augusto)

A investigação da cena do crime é inicialmente a atividade mais importante na sequencia dos eventos, pois pode afetar os resultados obtidos (bem sucedida identificação do suspeito, as considerações da vítima, segurança pública) de um crime. A investigação da cena do crime deve ser realizada de forma sistemática, sequencial por pesquisadores treinados e qualificados, a fim de assegurar que todas as provas são identificadas, documentadas com precisão, e efetivamente recuperadas e preservadas, de modo a permitir ao laboratório ou ao perito realizar a analise das provas.

Desvendando Cenas de Crimes: Serão montadas cenas de crimes mostrando os principais pontos de atuação desde a coleta de material até o relatório a ser feito mediante as situações encontradas.

📌 Genética Forense (Dra. Mariana Motta)

A genética que é a ciência que estuda os genes, a hereditariedade e a variação dos organismos. É o ramo da Biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas na sucessão de gerações. A Genética Forense (ou DNA Forense) trata da utilização dos conhecimentos e das técnicas de genética e de Biologia Molecular no auxílio à justiça.

Cronograma

08:30h às 09:30h – Papiloscopia Forense

10:00h às 11:00h – Crimes Ambientais e atuação do Perito

13:30h às 14:30h – Locais de Crime

14:45h às 16:00h – Desvendando cenas de crime e Apresentação de Banners

16:30h às 17:30h – Genética Forense